Como aumentar o desempenho dos jogos no Windows XP, Vista, Windows 7 e Windows 8

on quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Seus games não estão rodando como você gostaria? sua placa de video é capaz de roda-lo numa boa mais você não sabe o que esta errado? Seus games estão travando e reiniciando seu PC? Você esta jogando e derrepente a tela fica preta ou começa a dar lag? então leia esta post para saber mais sobre como aumentar o desempenho dos seus jogos e saber mais sobre como acabar com esses pequenos encomodos.

A Primeira coisa que você tem que fazer para que o Windows use o potencial maximo da sua placa de video e sem usar nenhuma espécie de overclock é desabilitar a economia de energia, assim sua placa terá energia disponível para processar imagens que requer um pouco mais do que é usado em algumas outras. Para isso faça o seguinte procedimento:



Windows XP


Abra o Painel de Controle, Menu Iniciar > Painel de Controle

Altere para o modo de exibição clássico e procure um ícone chamado 'Opções de energia' como mostra a imagem abaixo:



1, 2 e 3: deixe como mostra a imagem “Nunca”
4: Clique em “Salvar Como…” e escolha um nome de sua preferência.
5: Aplique e clique em “OK”

Pronto, no Windows XP o que você tem que fazer é apenas isso. O desempenho dos jogos no Windows XP não é a mesma coisa do que no Windows Vista, Windows 7 e Windows 8, se você quer aproveitar o maximo de desempenho de sua placa de video recomendo que migre para um destes Sistemas Operacionais, pois eles estão bem mais preparados para rodar games mais pesados e que requerem muito mais processamento e desempenho.

Windows Vista, Windows 7 e Windows 8

Os três Sistemas Operacionais nesta parte são idênticos, por isso é o mesmo procedimento que você fara nos três.

Abra o painel de Controle e no campo de pesquisa digite “Energia” e você vera as opções de energia como mostra a imagem abaixo:


Clique em “Opções de Energia”, depois na janela que se abriu clique em “Criar um plano de energia” como mostra a imagem abaixo:


Depois na janela que se abriu deixe habilitado a opção “Alto desempenho” e escolha um nome para o seu novo plano e depois clique em “Avançar”, veja a imagem abaixo:


Depois na proxima janela que se abriu deixe os dois como “Nunca” e clique em “Criar”, veja a imagem abaixo:


Agora seu plano de energia foi criado, vamos configura-lo para obter o maior desempenho. Após criar seu plano selecione-o e clique em “Alterar configurações do plano” como mostra a imagem abaixo:


Ao clicar em “Alterar configurações do plano” você vera esta outra janela:


Depois clique em “Alterar configurações de energia avançadas” e você vera uma janela como mostra a imagem abaixo:

Ha muitas opções que você pode alterar nesta parte, mas você pode ja obter o desempenho maximo apenas selecionando a opção 1 "Alto Desempenho", depois clicar em aplicar e por ultimo OK, após isso seu plano de energia estara criado e pronto para o uso.

Pronto, agora você ja pode começar a jogar e notar a diferença consideravelmente com os games. É importante lembrar que o computador ficará consumindo mais energia mesmo sem você esta executando nenhuma tarefa, se você quer economizar mais energia, habilite o plano apenas quando for jogar, e quando não estiver jogando crie um outro com economia de energia ou escolha um dos que estão disponiveis pelo prórprio Windows.

Como conseguir mais desempenho nos jogos?


As placas de video lançadas recentemente estão vindo agora com suporta para DirectX 11, isso não significa que o DirectX 10 ou o 11 trara mais velocidade aos seus games em todos os casos, a diferença entre os DirectX são os niveis de detalhes que podem ser reproduzidos e claro a aceleração direta de hardware, por isso nem todos os casos você pode ter ganhos de desempenho em seus games, em alguns games ja disponiveis com DirectX 11 objetos que tem muitos detalhes podem acabar fazendo com que o seu game não rode como você espera, muitas vezes causando Lags (travamentos) por sua maquina ter que processar muitos detalhes nos objetos, claro que os graficos ficam perfeitos, mas isso nem sempre significa ganho de desempenho (Lembrando que não é em todos os casos).

Alguns games na pasta de jogos do Windows Vista,Windows 7 e Windows 8 ao clicar com o botão direito do mouse sobre o icone do jogo tem a opção “Executar em DirectX 9, 10 ou 11" dependendo da sua placa de video. Como o DirectX 9 é o que tem menos detalhes, muitas vezes você pode ter muito mais ganho de desempenho executando seus games em DirectX 9 ao inves do DirectX10 ou 11, e alguns games usam mais aceleração de Hardware o que no DirectX 10 e 11 é bem mais desenvolvida e usada pelas placas que suportam o mesmo, por isso se você executar em DirectX 10 ou 11 você tera muito mais desempenho do que executando com DirectX 9, o jeito de saber em qual DirectX seu game ira rodar melhor é mesmo testando para saber.

Um dos casos mais perceptiveis é o do Crysis, ele tem suporte para DirectX 10, por isso se executado em DirectX 10 seus objetos teram muito mais detalhes o que implicara no desempenho do game em alguns computadores mais fracos e ja executando em DirectX 9 os detalhes dos objetos são mais baixos o que acaba resutando em ganho no desempnho. E outro caso é o do Resident Evil 5, executando em DirectX 10 ele roda perfeitamente, e quando executado em DirectX 9 em algumas partes pode-se notar barras de loading (carregamento) por ele em DirectX 9 não usar tanto a aceleração de harware.

0 comentários:

Postar um comentário

Não use palavrões, não use letras MAIÚSCULAS, não poste spans ou material ofensivo, respeite a todos para ser respeitado.

.